Colaboradores


Sipat

A Della Coletta Bioenergia - DCBio - realiza todos os anos, durante a entressafra, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). A organização do evento fica por conta dos integrantes do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR). O objetivo da semana é orientar os colaboradores quanto a prevenção dos acidentes de trabalho; discutir assuntos de interesse do cotidiano, como saúde, economia doméstica e meio ambiente; além de promover a integração entre todos. São quatro dias com palestras, ações de orientação, oportunidades para esclarecimento de dúvidas e atividades que promovem a integração social.

 

Sol Evolution

O Programa SOL é mantido e organizado pelo Departamento de Recursos Humanos em parceria com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). O objetivo é promover melhorias de qualidade, organização, otimização de tempo, segurança e saúde, buscando o alto desempenho no ambiente de trabalho e a melhoria da qualidade de vida das pessoas envolvidas. Colaboradores treinados fazem avaliação mensal de cada setor e os resultados influenciam diretamente nos rendimentos do Plano de Participação em Metas e Resultados (PMR). O setor agrícola também é vistoriado, sendo avaliados caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e as condições de trabalho. 

 

Saúde do Trabalhador

A DCBio mantém um ambulatório com atendimento diário de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e dentistas. Além disso, benefícios são garantidos na hora da compra de medicamentos, realização de exames laboratoriais e atendimento prioritário na Santa Casa, por meio de um convênio com a entidade. Todos os anos diversas campanhas são organizadas visando promover a saúde dos colaboradores. O objetivo é diagnosticar a existência precoce de qualquer tipo de problema de saúde. Exames de colesterol, hemograma, triglicérides, glicemia e PSA apontam se há algo de errado com a saúde do colaborador. Caso seja necessário, ele será encaminhado para tratamento especializado disponibilizado gratuitamente pela empresa.

 

Ginástica Laboral

Antes do inicio de mais uma jornada de trabalho, os colaboradores que atuam no setor administrativo, no corte da cana, indústria, agrícola e na motomecanização participam de uma sessão de ginástica laboral. O objetivo é dar maior disposição e evitar câimbras e lombalgias, prevenindo acidentes de trabalho.

 

 

Soro Respositor

Todos os dias os trabalhadores rurais do plantio e corte da cana recebem o soro repositor. O objetivo é repor os sais minerais perdidos na transpiração.

 

 

 

EPI 

A DCBio fornece para todos os colaboradores os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para a garantia de sua segurança. Além de entregar gratuitamente os equipamentos, a empresa também orienta para o seu melhor aproveitamento. Aos rurícolas são entregues periodicamente polaina, botina de segurança, luvas, suporte para lima, facão, óculos, garrafão térmico, lima e uniforme. Os colaboradores que atuam em outras áreas da empresa também recebem os equipamentos necessários para o desempenho de suas funções gratuitamente.

 

Saúde da mulher

A DCBio mantém o programa Saúde da Mulher. Uma das metas da iniciativa é diagnosticar e promover o tratamento de doenças como o câncer do colo de útero. Dezenas de colaboradoras com idade entre 25 e 65 anos são convidadas a passar pelo exame de Papanicolao, capaz de identificar precocemente a existência da doença.

 

 

Tétano

A Campanha de Imunização contra o Tétano é realizada em todos os setores da empresa. Esse trabalho de prevenção é necessário, já que na ocorrência de acidentes com ferimentos com corte contusos, o colaborador sem a devida proteção fica vulnerável à contaminação pela doença. Todo ano são aplicadas mais 1, 5 mil doses nas três etapas de imunização.

 

 

Qualidade de vida no trabalho

Todos os veículos utilizados pela DCBio para o transporte dos trabalhadores rurais atendem à legislação vigente para oferecer melhores condições aos usuários. Cada veículo conta com reservatório térmico de água potável, abastecido diariamente por um caminhão com tanque térmico de inox, que garante água gelada para o trabalhador a qualquer hora do dia. Tendas, mesas e banquetas visam oferecer mais conforto e comodidade para o trabalhador na hora do almoço. Além disso, todo veículo tem uma pia para higiene pessoal, sanitários químicos e compartimentos para acomodação das ferramentas em lugar seguro, fora do contato com os colaboradores.

  

 

TREINAMENTOS

A DCBio entende que os colaboradores são o maior ativo de uma organização e que investir no capital humano de forma adequada é fundamental para que a empresa seja cada vez mais eficiente. Dessa forma, oferece constantemente treinamentos em todas as áreas com o objetivo de qualificar a mão de obra e aperfeiçoar os processos produtivos.

Somente no início de 2014, durante o período de entressafra, foram realizadas 1.224 horas de treinamentos técnicos, ministrados pelo Senai, a aproximadamente 280 motoristas, operadores de máquinas, mecânicos e líderes de colheita. Também a competência liderança é constantemente desenvolvida por meio de treinamentos como o Programa de Desenvolvimento da Liderança, voltado aos líderes e encarregados dos setores Motomecanização e Agrícola, e o Programa de Desenvolvimento de Gestão da Liderança (PDGL), ministrado à equipe industrial.  

A empresa também realiza anualmente o Programa Revelando Talentos, que tem como objetivo qualificar mão de obra para atender à crescente demanda por motoristas e operadores de máquinas, entre outras funções. Por meio de uma escolinha interna, são realizados treinamentos para colaboradores, oferecendo oportunidade de crescimento profissional, e também para pessoas da comunidade, promovendo desenvolvimento social.

Além disso, a implementação do Projeto Evoluir, que teve início em 2013, demanda diversos treinamentos técnicos e comportamentais. O primeiro passo, a técnica de Manutenção Produtiva Total (MPT), é composto por métodos que garantem que cada parte de um processo seja capaz de cumprir seu papel, por meio da integração de pessoas, equipamentos e sistemas produtivos, de maneira que a produção não seja interrompida.

             

Este site não utiliza cookies para coletar informações pessoais ou de navegação de seus usuários. A visitação a este site é anônima, não havendo identificação do usuário ao navegar. Eventuais informações encaminhadas por visitantes serão protegidas por padrões de confidencialidade, utilizadas apenas para a finalidade a qual forem coletadas, e não serão divulgadas para terceiros. O acesso a estes dados será restrito a integrantes autorizados para o uso adequado dessas informações. .

Estou de acordo.
EU Cookie Directive plugin by www.channeldigital.co.uk